quinta-feira, 12 de abril de 2018

DICA: Como escolher as cores que irão compor um ambiente

Na hora de montar ou renovar um ambiente, algo que interfere muito no aspecto visual final são as cores, afinal, a não ser que seja um ambiente monocromático, elas existirão em vários tons.

Por isso é super importante definir as cores de modo a manter o equilíbrio e harmonia no espaço, pois, acredite ou não, elas influenciam no bem estar, com base em um estudo 


Pra te ajudar, aí vão algumas dicas na hora de escolher as cores para reformar ou decorar a sua casa ou ambiente de trabalho.

  1. o principal é se basear no que você gosta e daí sim compôr as cores do ambiente, como já dizia Seguí (1996 apud, França, 2003, p.21), "Cada um põe nas imagens algo de si mesmo".
  2. se você já tiver móveis ou outros detalhes que deseja manter, observe-os e veja que cores já existem
  3. lembre-se, existem muitos estudos que comprovam que as cores influenciam no psicológico, ou seja, evite usar cores muito vibrantes, como o vermelho, em quartos, pois podem afetar na qualidade do seu sono Resultado de imagem para psicologia das cores arquitetura
  4. quando se fala de cor, automaticamente se fala de luz, portanto, cuidado ao escolher as cores, se as cores escuras forem predominantes no ambiente, certamente você terá que investir mais em iluminação. Além disso, a quantidade de iluminação também afeta na cor do objeto ou parede.
  5. pra te ajudar a combinar as cores, você pode usar um circulo cromático. Existem aplicativos para auxiliar nisso, como o Colour Wheel (Android) e Poket Color Wheel (iOS) ajudam a entendê-lo melhor. Ou neste site https://color.adobe.com/pt/
  6. cuidado com as estampas e texturas, elas também interferem, e muito, na visual de um ambiente.


E por ultimo, o ideal é contar com o auxilio de um arquiteto, pois ele pode fazer a melhor harmonia entre cores, objetos e iluminação, alem de tornar o espaço mais funcional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário