sexta-feira, 1 de setembro de 2017

O QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA SOBRE ILUMINAÇÃO

Todos sabem que é preciso luz para enxergar um espaço, mas nem todos sabem que pra cada tipo de ambiente existe uma quantidade de luminância (intensidade de luz) específica para atender as necessidades daquele uso.

Imagem relacionada



A cor da luz também varia conforme o espaço. Branca (fria) ou amarela (quente)? As lâmpadas que emitem fachos de luz amarelados, ou mais quentes, geralmente tornam os ambientes mais aconchegantes e confortáveis, estimulando a pessoa a relaxar.

As lâmpadas que emitem luz branca, ou branca-azulada, habitualmente chamadas de frias, causam exatamente o efeito oposto, portanto, mais indicadas para ambientes de trabalho, como escritórios e indústrias, e ambientes residenciais como cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

Resultado de imagem para luz branca


Existem evidências crescentes de que a exposição à luz, durante o dia - especialmente na parte da manhã - é benéfica para a saúde através dos seus efeitos sobre o humor, estado de alerta e no metabolismo. As pessoas que tem maior exposição à luz natural dormem mais e melhor à noite, realizam mais exercícios e têm uma melhor qualidade de vida. Estudos mostram que a luz anômala pode influenciar diretamente na depressão independentemente de alterações de sono ou distúrbios circadianos.

Resultado de imagem para depressão

Por isso a importância de contratar um arquiteto para fazer um projeto luminotécnico, dessa forma, você terá a quantidade de luz ideal e ainda economiza $$.

Imagem relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário