Em uma reforma ou construção geralmente é projetado um rebaixo do forro e comumente é de gesso. Mas existem outras opções e neste post vamos falar sobre todas para que você saiba qual escolher para o seu caso.
- O PVC tem sido bastante utilizado nas construções modernas. Este plástico além de muito acessível, é excelente para fazer o isolamento térmico e acústico dos ambientes. Resiste a atmosferas salinas, umidade e cupim. A durabilidade é longa, caso haja manutenção e pintura. Por ser um material bem leve, com encaixes produzidos sob medida, o PVC reduz a necessidade de estruturas grandes para sua fixação. Vale ressaltar que o processo de aplicação é pouco ruidoso e a sujeira na montagem é mínima. O PVC custa consideravelmente menos do que os outros materiais para forro (como gesso e madeira, por exemplo). Sendo assim, é possível encontrar o material perfeito para o seu projeto, sem pesar no orçamento, existem vários acabamentos, inclusive amadeirados.
- Já o forro de Madeira com pregos e parafusos as réguas são fixadas na estrutura do telhado, que pode ficar embutida ou aparente. Há também o encaixe saia-e-blusa – uma tábua mais larga embaixo de outra mais estreita. E ainda o mais usado, o tipo de encaixe chamado macho-e-fêmea, onde uma peça de saliência contínua se encaixa em outra com reentrância. Necessária a aplicação de verniz, stain ou tinta a cada dois anos.
- O forro de Gesso é o mais utilizado e ainda que tenha um resultado estético mais refinado, tem algumas vantagens de menor peso e maior flexibilidade. Escondem vigas indesejadas e imperfeições das lajes, além de oferecer flexibilidade no projeto de iluminação, permitindo tanto distribuir uniformemente luminárias quanto localizá-las nos pontos necessários. Existem dois tipos: o tradicional e o dry wall/gesso acartonado.
Tradicional: esse é o tipo mais usado entre os modelos em gesso. O acabamento é feito através de placas moldadas de gesso que são encaixadas lado a lado e presas por uma estrutura de arames. O processo de instalação e finalização geram bastante sujeira, mas o custo-benefício é uma das principais características desse modelo.
Drywall/ gesso acartonado: para quem não quer sujeiras e busca um processo de instalação rápida, a melhor opção é o Drywall como aposta para o acabamento. O resultado é semelhante ao do gesso tradicional e a instalação é feita em uma estrutura de metal, onde as placas de gesso acartonado são fixadas.
Alem, desses existem outros menos usados como:
- forro metálico
- forro de bambu
- forro de cimento/concreto aparente
- forro de fibra mineral
- forro de isopor
- forro de pallet