sexta-feira, 13 de maio de 2022

QUE TIPO DE FITA LED USAR NOS PROJETOS DE INTERIORES

As fitas de led estão em alta para destacar elementos ou até iluminar ambientes internos e externos.
Mas com tanta variedade e tantas informações, como saber o melhor tipo para cada caso?

Aqui estão algumas dicas:

1. tome cuidado com o tipo de proteção da fita

    As fitas tem um tipo de proteção diferente para cada caso. Por exemplo, para banheiros ou áreas externas onde a fita poderá ter contato com umidade ou agua é necessária uma fita com maior proteção, como a fita IP65. 
    Além de ter um número para cada caso de proteção, cada dígito tem um significado específico. No caso do IP20, o 2 quer dizer que a peça é resistente à poeira. Esse primeiro número começa do 0, indo até o 6. Ou seja, uma peça IP65 tem proteção máxima contra poeira. O segundo número tem a ver com a proteção aos respingos de água. Como a peça IP20 não tem resina, isso mostra que ela não tem proteção nenhuma contra água. Se a sua peça tiver esse índice e molhar, são grandes as chances de dar problema. O que não ocorre com o segundo produto que citamos, o de índice IP65.



2. o índice de reprodução de cor
    
    O Índice de Reprodução de Cor (IRC) é muito importante. É ele que indica o grau de fidelidade com que as cores são reproduzidas em uma determinada fonte de luz. Por isso as vezes quando você compra algo pela internet ou até mesmo na loja, quando chega em casa parece diferente, a temperatura da luz e o IRC fazem toda diferença nesse aspecto. Quanto mais alto o valor, melhor a qualidade de reprodução de cor.



3. temperatura/cor da iluminação

    Quanto mais próxima de 1.500K, mais quente ou amarela vai ser a iluminação e quanto maior a temperatura em Kelvin, mais azulada será a luz. Luzes mais amarelas dão sensação de conforto, ideais para quartos, salas, etc. Luz mais azuladas são mais estimulantes e nos deixam mais atentos, ideal para espaços de trabalho, cozinhas, etc. 



4. intensidade da luz

Se o objetivo for apenas decorativo, pra destacar algum detalhe a potencia da fita de led pode ser 4,8w ou 6w. Se for para iluminar um ambiente, porém que não necessite de tanta iluminação a fita pode ser de 7,2w ou 11,5w. Já para iluminar de forma geral um espaço a fita deve ser mais potente, de 12w ou 19w.


Particularmente, a marca de iluminação que mais gosto é a Stella, ela tem um IRC muito bom, a qualidade dos produtos é ótima e também tem muitas opções.

clique para acessar o site e ver todas as opções


Outra dica é utilizar perfis de led sempre que possível, eles deixam a iluminação mais difusa (espalhada) e com aspecto mais bonito.






Nenhum comentário:

Postar um comentário