segunda-feira, 2 de julho de 2018

IMAGEM CORTADA | SKETCHUP

Você que usa o Sketchup provavelmente já passou por isso, quando dá um zoom ou rotaciona o modelo 3d ele simplesmente some ou fica cortado, um terror quando se quer modelar algum detalhe mais de perto.

Resultado de imagem para IMAGEM SKETCHUP problema

Aqui estão algumas soluções, para mim a primeira funcionou de cara:

1. objeto fora do desenho: é possível que algum bloco que voce importou ou até mesmo algum arquivo de autocad tenha posicionado algum ponto ou detalhe longe do projeto, então faça o seguinte:

Certifique-se de que não há nenhuma camada desligada ou objeto oculto e clique em Editar e selecione a opção Selecionar tudo (ou Ctrl + A). Veja se tem alguma detalhe distante do projeto, as vezes dentro de um componente, se houver, abra o componente/grupo e apague o que está fora do alcance. E no final posicione o projeto nas coordenadas 0,0,0.

visualização-cortada-no-sketchup

2. projeto muito pequeno: o seu projeto pode estar com um tamanho desproporcional em relação a unidade do arquivo, então faça o seguinte: 

Selecione todo o projeto clicando em Editar e Selecionar tudo. Em seguida clique com o botão direito e transforme em um Grupo. Com o novo grupo selecionado, use a ferramenta Fita métrica confira a medida de algum elemento na qual você saiba qual é a medida correta. Após clicar no segundo ponto onde será informado a altura atual, digite o valor correto para o objeto, no caso do exemplo o valor é de 2,10 m e pressione Enter. Observe que será exibida uma mensagem dizendo: Deseja redimensionar o modelo? Ao pressionar Sim, o seu projeto será redimensionado para a medida correta. Agora é só clicar com o botão direito e selecionar a opção Desassociar para desfazer o grupo criado.

visualização-cortada-no-sketchup


3. O zoom está muito perto: O Sketchup permite escolher entre alguns modos de exibição, onde para alterá-los basta você ir até o menu Câmera e escolher entre Projeção Paralela, Perspectiva e Perspectiva de dois pontos, geralmente acontece na câmera paralela faça o seguinte:

Vá na aba câmera e alterne para a câmera perspectiva.

4. Campo de visão muito aberto: O Campo de visão (Field of View) controla a amplitude do seu campo visual, e por padrão o seu valor é de 35.00 graus. Qualquer valor fora deste pode causar distorções exageradas podendo gerar essa visualização cortada. Então faça o seguinte:

Digite 'Z', tecle enter, e digite o valor padrão de 35, tecle enter.

5. Se nada disso funcionar selecione todo o projeto, tecle ctrl+c, abra um novo arquivo de sketchup e tecle ctrl+v.


Boa sorte!

fonte: https://qualificad.com.br/visualizacao-cortada-no-sketchup/

Nenhum comentário:

Postar um comentário