1 – Renzo Piano
The Shard Tower, Londres, Inglaterra. Crédito: Steve Varman
O arquiteto italiano se destaca não apenas pelos projetos altamente tecnológicos, mas também por trabalhar com a chamada arquitetura sustentável. Ou seja, os projetos procuram ser menos invasivos pois respeitam a topografia do terreno e a construção harmoniza com a paisagem natural.
2 – Frank Lloyd Wright
Fallin Water, Pensilvânia. Crédito: Robert Ruschak.
O norte-americano Frank Lloyd é cultuado entre o meio arquitetônico pelas construções residências, dentre elas destaca-se a Casa da Cascata, localizada no estado da Pensilvânia.
3 – Frank Owen Gehry
Fundação Louis Vuitton, Paris, França. Credito: Iwan Baan.
A arquitetura desconstrutivista está muito ligada ao canadense Frank Gehry. Em seus trabalhos, o arquiteto contraria as regras da física e os atrela à modernidade. O resultado final é uma obra que contrasta o moderno com o pós-moderno.
4 – Santiago Calatrava
Hemisfèric, Valência, Espanha. Crédito: Martina Storm
A natureza é uma das maiores inspirações do espanhol Santiago Calatrava que consegue harmonizá-la a arrojados projetos arquitetônicos que têm o aço e vidro como principais matérias-primas.
5 – Zaha Hadid
Galaxy SOHO, Pequim, China. Crédito: Jonathan Leijonhufvud.
A arquitetura feminina não poderia estar melhor representada. A iraquiana Zaha Hadid é um dos grandes nomes do cenário arquitetônico pois traz projetos ousados que seguem a linha descontrutivista.
6 – Philip Johnson
Catedral de Cristal, Garden Groove/CA, Estados Unidos. Crédito: Hoàng Khai Nhan.
Responsável por popularizar os chamados arranha-céus “caixa de vidro”, o americano Philip Johnson é considerado um dos pais da arquitetura moderna e um dos principais arquitetos do século XX.
7 – Tom Wright
Burj Al Arab, Dubai, Emirados Árabes. Credito: AllWalls
O britânico Tom Wright é o responsável por uma das obras contemporâneas mais famosas. Localizado em Dubai, capital dos Emirados Árabes, o Burj Al Arab é reverenciado pelos apaixonados por arquitetura pelo projeto inovador e design fascinante e majestoso.
8 – Ludwig Mies van der Rohe
Casa Farnsworth, Plano, Illinois, Estados Unidos. Crédito Greg Robbins.
As linhas puras são as marcas registradas do alemão Ludwig Mies van der Rohe. Sofisticadas, as obras do arquiteto têm como características as linhas retas e a utilização de uma geometria clara voltada à sofisticação. Foi um dos criadores do movimento “International style” (estilo internacional), o qual inspirou diversos arquitetos de todo mundo, inclusive o brasileiro Oscar Niemeyer.
9 – Ieoh Ming Pei
Museu do Louvre, Paris, França. Crédito: I.M. Pei.
O arquiteto sino-americano é um dos grandes representantes da arquitetura moderna ainda em atividade. Possui obras espalhadas em todo mundo, como a Galeria Nacional de Arte localizada em Washington (EUA), Torre do Banco da China em Hong Kong e a Pirâmide do Museu do Louvre em Paris.
10 – Oscar Niemeyer
Museu do Olho, Curitiba/PR, Brasil. Crédito: Joel Rocha.
É impossível fazer uma lista sobre os maiores arquitetos de todos os tempos sem mencionar o brasileiro Oscar Niemeyer. Considerado um expoente no modernismo, ficou famoso por dar vida ao projeto de Brasília, tal como projetou a sede da Organização das Nações Unidas. Foi o primeiro brasileiro a conquistar o Prêmio Pritzker, o Nobel da Arquitetura.
11 – Jørn Utzon
Sydney Opera House, Sydney, Austrália. Crédito: Juliana Rezende
O dinamarquês é um dos arquitetos mais importantes da história pela Ópera de Sydney, construída em 1959. Além disso, foi um dos grandes nomes da arquitetura moderna e expressionista.
12 – Jean Nouvel
One Central Park, Austrália. Crédito: Roberto Portolese
O francês Jean Nouvel é lembrado pelas obras imponentes e que desafiam as leis da física, e um dos principais nomes da arquitetura contemporânea. Os projetos de Nouvel dialogam com a natureza, criando um estilo arrojado e único.
13 – Moshe Safdie
Habitat 67, Montreal, Canadá. Crédito: Roberto Portolese
Focadas no meio ambiente, as criações do israelense Moshe Safdie trazem a questão da sustentabilidade e a necessidade de atrelar a comunidade ao meio ambiente.
14 – Shigeru Ban
Centre Pompidou, Metz, França. Crédito: Didier Boy de la Tour.
Com designes inovadores, as obras do japonês Shigeru Ban trazem o conceito de construções ecoeficietes, utilizando em suas estruturas materiais alternativos que tornam a construção mais barata.
15 – Le Corbusier
Fachada principal da Villa Savoye, França. Crédito: Daniel Cuaresma.
O arquiteto suíço é considerado um dos maiores arquitetos do século passado e as curvas e ondulações são uma de suas marcas registradas. Conhecido por ter sido o criador da Unité d’Habitation (unidade de habitação), e referência do arquiteto brasileiro Lucio Costa na construção de Brasília.
FONTE: http://www.gazetadopovo.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário