terça-feira, 4 de outubro de 2016

COIFA | DEPURADOR | EXAUSTOR

Muitas vezes, na hora de fazer uma cozinha surge essa dúvida: coifa, depurador ou exaustor?
Abaixo você entenderá a diferença entre eles e qual é o mais adequado para cada caso.


Coifa

A coifa tem como função sugar o ar, filtrá-lo e expeli-lo para fora da cozinha por meio de tubos de saída que podem ser instalados no teto, em paredes ou em forros. Ela elimina não somente a gordura e outros odores do ambiente, mas também “renova o ar” da sua cozinha. Ou seja, é necessário fazer um recorte no teto ou parede para passagem dos tubos. Elas devem ser instaladas a 70 centímetros do fogão. 




Depurador

Esse tipo de equipamento, pelo fato de ser compacto, é mais indicado para apartamentos e casas com cozinhas menores ou onde não haja espaço para instalação de tubos de saída de ar ou chaminés. Ele é responsável por “reciclar o ar” e devolvê-lo mais limpo ao ambiente. Sua potência é menor, quando comparada a coifas e exaustores. No depurador a gordura é retirada do ar e fica presa em um filtro junto a uma grade de inox. Por isso, é importante fazer a limpeza para que sua potência não diminua com o passar do tempo e deixe a cozinha com mau cheiro. O ponto negativo dos depuradores é que eles filtram o ar retirando somente a gordura. 



Exaustor

O exaustor faz apenas a troca do ar quente do ambiente, por outro mais frio. Portanto, ele não faz nenhum tipo de filtragem ou purificação de ar como os outros aparelhos.



O exaustor deve ser instalado a 2,5 metros do chão e em paredes que possibilitem que seus tubos fiquem voltados para áreas externas, assim as correntes de ar quente são retiradas com mais eficiência. Entre os pontos negativos do exaustor, além de serem barulhentos quando estão funcionando, requerem mão de obra especializada devido à quebra de paredes para sua instalação. Por todos esses motivos ele é recomendado para cozinhas grandes ou com muita carga de calor e fumaça, como cozinhas industriais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário