Uma estrutura inovadora que respeita até três vezes mais o meio ambiente do que qualquer construção tradicional e que pode ser montada em apenas 24 horas. Essa é a proposta do WikkelHouse, projeto residencial desenvolvido pelo estúdio de design holandês Fiction Factory.
O processo de construção consiste em um total de 24 camadas de fibra virgem de papelão, obtidas de árvores escandinavas (que são replantadas para compensar a retirada do recurso natural), sobre um molde em forma de casa. As diferentes camadas aderem entre si com uma super cola sustentável, que criam uma estrutura resistente e isolante.
Todos os materiais utilizados na Wikkelhouse são reciclados e respeitam o meio ambiente. Além disso, a produção de papelão necessária tem menos impacto no planeta do que a elaboração do cimento.
A casa é finalizada com um revestimento externo de madeira e alumínio que a protege de qualquer fenômeno meteorológico (frio, vento, calor etc), além de ser à prova d’água. A planta comporta um pequeno banheiro, cozinha pré-fabricada e até mesmo um fogão a lenha.
Outro diferencial, o tamanho do imóvel varia conforme o gosto do cliente: por ser feita de segmentos, que têm 1,2 metros de comprimento cada, ela pode ser expandida, sem limites. A construção também pode ser desmontada e levada para qualquer lugar, é 100% reciclável e ainda conta com garantia de até 50 anos oferecida pela empresa.
Por enquanto a casa está disponível apenas na Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Alemanha, Dinamarca e no Reino Unido – devido à produção dos segmentos de papelão ser desenvolvida na Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário