A NBR NM-207 institui uma sequência de etapas para dimensionamento de elevadores. Para resumir, abaixo as regras para um
caso de estudo preliminar a ser feito em um edifício de múltiplos
andares, considerando elevadores para velocidades entre 0,60 e 1,50 m/s,
"contrapeso ao fundo" sem segurança no contrapeso - vigas entre a caixa
de corrida e o contrapeso - e porta de pavimento com 0,80m (elevadores
mais comuns de mercado).
As dimensões “a” e “b” da cabina são fixadas após se determinar, através do cálculo de tráfego (NBR 5665), a capacidade e, consequentemente, a área da cabina.
Aqui vamos utilizar uma tabela
resumida da NBR NM-207, sem estimativa de cálculo de tráfego.
Posteriormente, utilizando-se as fórmulas apresentadas para cada figura
(figura esquerda e direita da imagem "elevadores convencionais para
passageiros"), calculam-se as dimensões internas A e B da caixa.
Figura esquerda: abertura central
A = a + 0,40m
B = b + 0,65m
Figura direita: abertura lateral
A = a + 0,40m
B = b + 0,70m
Para os elevadores de velocidades 0,75 ou 1,00 m/s e capacidades 6 ou 8 pessoas (mais utilizados) são indicadas as seguintes dimensões, para A e B, em função da capacidade.
Figura esquerda: abertura central
A = a + 0,40m
B = b + 0,65m
Figura direita: abertura lateral
A = a + 0,40m
B = b + 0,70m
Para os elevadores de velocidades 0,75 ou 1,00 m/s e capacidades 6 ou 8 pessoas (mais utilizados) são indicadas as seguintes dimensões, para A e B, em função da capacidade.
Para o poço inferior, o valor mínimo entre o nível de piso do pavimento
mais baixo e o nível de piso do poço é 1,40m, mas adota-se normalmente
1,50m.
Convencionalmente podemos adotar o valor mínimo de 400cm entre nível do
último pavimento e nível da casa de máquinas, tendo a casa de máquinas
um pé-direito de no mínimo 210cm. A soma total a partir do nível do
último pavimento ao nível acima da laje da casa de máquina gira em torno
de 630cm, dependendo sempre do porte do elevador e da espessura das lajes projetadas.
fonte: http://www.mensurador.com
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