segunda-feira, 25 de abril de 2016

TÚNEIS SUBMERSOS

O túnel submerso, ou pré-moldado, tem vantagens relevantes frente à ponte. A primeira delas é a facilidade de ir e vir que o túnel traz. Para que um veículo acesse uma ponte desta altura, é necessária a construção de alças de acesso de pelo menos cerca de um quilometro e meio de cada lado. Já no túnel submerso, a alça de acesso, além de ser menor, é subterrânea. 

 



Um túnel submerso como o de São Paulo,
que vai ligar as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista, será construído fora d'água e em partes. Chamadas de elementos pelos engenheiros, essas partes serão feitas de concreto armado terão 10 metros de altura, 37 metros de largura e 145 metros de comprimento. Ao todo, serão seis elementos.

Cada elemento comporta 2 pistas com 3 faixas de rolamento e uma galeria central de 5 metros para circulação de pedestres e ciclistas.

O cronograma do projeto prevê a construção de três elementos de cada vez. Depois de prontos e vedados, eles serão levados para o canal por rebocadores. Com lastros provisórios na parte interna, os elementos afundarão na água.

Por meio de um posicionamento preciso, encaixes e aplicação de concreto, as partes do túnel serão unidas debaixo d'água. Na parte externa do Submerso, uma cobertura com pedras servirá para evitar o choque de navios na estrutura.

No fim, o vedamento dos elementos será desfeito e o túnel estará pronto.
 
 

fonte: http://exame.abril.com.br/

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