terça-feira, 3 de novembro de 2015

MAUSOLÉU | SANTUÁRIO DE RUKN-I-ALAM

 

O Mausoléu-Santuário de Runk-i-Alam (o pilar do mundo) está localizado em Multan, na região paquistanesa do Punjab. Graças à sua grande cúpula branca e sua localização privilegiada, no lado sudoeste do planalto do forte Multan, é o mais visível dos inúmeros santuários sufis que podem ser encontrados na cidade. 

 

Há duas teorias sobre a origem do mausoléu. A primeira é que foi construído para si mesmo pelo sultão de Delhi, Ghiyas-ud-Din Tughlaq (que governou de 1320 a 1325), mas posteriormente foi apropriado por Feroz Shah Tughlaq (que reinou de 1351 a 1388) para Rukn-i-Alam, que foi removido do túmulo que compartilhava com seu avô. A segunda teoria é que Rukn-i-Alam projetou o mausoléu para si mesmo mas morreu antes que pudesse ser concluído, por isso, foi temporariamente enterrado ao lado do avô até a conclusão da obra.


Importantes trabalhos de preservação do edifício foram iniciados em 1971 e levaram seis anos para serem concluídos. As reformas incluíram reforço das bases, reconstrução das paredes de tijolos do primeiro andar, recriação e substituição de azulejos danificados e reparo do madeiramento.


O mausoléu é octogonal, com paredes alamboradas (inclinadas para trás). As aberturas ao nível do solo ficam nas faces leste, sul e norte. A face oeste tem um mirabe, indicando a direção de Meca.

 

O segundo nível tem 8m de largura e possui uma varanda estreita de onde um muezim pode fazer a chamada para a oração. O primeiro nível tem 16m de largura, com paredes de 12m de altura e 4m em espessura. São sustentados em cada canto por contrafortes inclinados cobertos por cúpulas.


A cúpula branca no topo do edifício tem 18m de diâmetro. Toda a estrutura tem 30m de altura, e, uma vez que o forte ja fica 15m acima da cidade em torno, o santuário domina a paisagem. A gritante cor branca da cúpula é um símbolo de pureza e ascensão.

O mausoléu tem paredes de tijolos vermelhos, com azulejos azuis e brancos vitrificados que orgulhosamente se erguem da superfície plana da parede de tijolos, sombreando-a. O uso moderado de azulejos em locais estratégicos faz com que seu efeito decorativo seja ainda mais brilhante e mais impressionante quando comparados com a relativa rugosidade do tijolo. 


fonte: livro Tudo sobre Arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário