quinta-feira, 23 de abril de 2015

CASAS NA FLORESTA

Primeval Symbiosis é um projeto do estudante de arquitetura e design de interiores Konrad Wójcik, que planeja instalar casas dentro de florestas sem deixar as marcas que o homem costuma deixar na natureza. É um desafio e tanto, mas Konrad projetou tudo para que suas casas não interfiram na beleza e na dinâmica das florestas. A grande beleza por trás do projeto é a possibilidade de expansão urbana sem desflorestamento.

Para o designer, não faz sentido a tecnologia ser um agente de destruição ambiental, como acontece em alguns casos. É possível que o meio ambiente e avanços tecnológicos tenham uma relação mutuamente benéfica. Assim, as casas concebidas por Konrad vão muito além de conceitos modernos de arquitetura, mas também incorporam tecnologia de ponta e noções avançadas de planejamento urbano.


As casas foram projetadas para se inserirem discretamente nas florestas. A estrutura principal é um poste, que se posiciona no ambiente como mais uma “árvore”. A casa oferece tudo que duas pessoas precisam para viver confortavelmente. Quando necessário, há como abrigar até quatro pessoas.





O conceito criado por Konrad Wójcik surgiu de sua admiração por árvores. A observação permitiu que ele encontrasse soluções na natureza. Se as árvores servem de abrigo e proteção para tantos animais, por que não podemos usá-las da mesma maneira? Ao mesmo tempo, a humanidade enfrenta problemas de desmatamento. Com isso em mente, o designer começou a juntar as pecinhas para tentar resolver um dos grandes desafios da expansão urbana.

A estrutura de poste da Primeval Symbiosis cria possibilidades e muda totalmente a maneira como ocupamos novos espaços. A arquitetura dessas casas representa um grande avanço, com impacto significativamente menor no meio ambiente:



As indústrias líderes na produção recursos ecologicamente corretos estão na Europa. Recentemente elas criaram o certificado C2c (cradle to cradle). Para carregar o selo, o material deve ser 100% reciclável e modular, o que facilita a reutilização do material. Todo o mobiliário da casa possui o certificado C2C! Outros elementos da estrutura também são recicláveis.




A casa possui 4 níveis bem definidos com otimização de espaço. Além disso, o projeto prevê uma casa auto-sustentável, que poderá ser instalada em qualquer local do mundo, sem necessidade de conexão com as redes locais de energia. Assim, o que há de mais moderno em energias limpas foi incorporado à casa. Há diversos painéis solares e hélices que aproveitam energia gerada pelo vento.




fonte: limãonaagua

Nenhum comentário:

Postar um comentário